Gastroenterite Aguda
O que é?
– É uma infeção do estômago e intestino, habitualmente causada por vírus, que atinge tanto crianças quanto adultos.
Quais são os sintomas?
– Diarreia e/ou vómitos, podendo também causar febre, dor de cabeça, dor de barriga ou perda de apetite.
– A diarreia/vómitos podem levar a uma perda excessiva de líquidos (desidratação). De notar que a desidratação pode resultar em sede intensa, cansaço, confusão mental e urina escura/concentrada.
Como se transmite?
– Ao tocar numa pessoa infectada ou numa superfície com o vírus e depois não lavar as mãos.
– Comer ou beber alimentos com o vírus (que foram manipulados por pessoas infectadas).
Quando devo recorrer ao médico?
– Se há sintomas de desidratação: sede intensa, prostração, olhos encovados, chorar sem lágrima, boca seca, não urinar há mais de 6 a 8 horas durante o dia (nos bebés se não têm urina na fralda há mais de 4-6 horas).
– Diarreia ou vómitos há mais de 5 dias.
– Não conseguir beber nada há várias horas.
– Vómitos ou diarreia com sangue.
– Dor de barriga intensa.
Como se trata?
– A hidratação é fundamental e deve incluir soro de hidratação oral, que se vende em qualquer farmácia. Este soro contém um açúcar (glicose) e electrólitos que se perdem com os vómitos e diarreia (sódio, potássio, cloro).
– Após um vómito não se deve oferecer água imediatamente. Deve-se portanto fazer uma pausa de 30-45 minutos e posteriormente começar a hidratação com soro de hidratação, uma colher/seringa de 5 em 5 minutos. Se após 30 minutos a criança estiver bem-disposta e sem vomitar pode-se oferecer comida/outra bebida.
– Respeitar o apetite da criança. A dieta não precisa de ser especial, evitar apenas alimentos com muita gordura ou muito açúcar, pois as dietas de banana/arroz/cenoura são muito restritivas e não têm benefício comprovado).
– Não é necessário parar os alimentos lácteos por rotina.
– Não dar medicamentos para parar a diarreia.
– Raramente é necessário antibiótico, dado que a maioria das gastroenterites é de origem viral.
– Existem medicamentos com um benefício modesto na redução dos dias de diarreia que o seu médico poderá achar útil prescrever, nomeadamente um probiótico (UL-250®, Bivos®) ou o Tiorfan®.
Prevenção
– Lavar as mãos com sabão e água antes de comer, assim como após uso do wc ou mudança de fraldas.
– Evitar mudar fraldas perto de zonas de preparação de comida.
– Vacina anti-rotavírus (pode ser dada até aos 6 meses de vida e protege contra o vírus que mais frequentemente provoca gastroenterite).
Quando pode voltar à escola?
– Apesar de não ser ilegal frequentar a escola com gastroenterite, pode haver transmissão para as outras crianças/adultos, pelo que se recomenda voltarem apenas quando as fezes deixarem de ser líquidas e ocorrerem menos de 2 vómitos nas 24 horas anteriores.
– Recomenda-se não frequentar a piscina até 1-2 semanas após resolução da diarreia.
Os pais são peritos nos seus filhos, pelo que o bom senso é sempre uma boa linha orientadora para os guiar nos dias de doença.
Se precisa de avaliação médica e gostaria de evitar a urgência hospitalar, contacte-nos (marcações todos os dias de acordo com a disponibilidade da equipa). Telefone – 244 095 522 Email: geral@familiaris.pt