Infecção Urinária

Infecção Urinária

O que é?

– A infecção urinária é, como o nome indica, uma infecção do tracto urinário. Pode atingir apenas a bexiga (habitualmente não se acompanha de febre) ou atingir todo o aparelho urinário até aos rins (muitas vezes acompanhada de febre).

O que provoca uma infecção urinária?

– Em crianças saudáveis a causa mais frequente é uma bactéria que se encontra nas fezes (Escherichia coli) entrar pela uretra e posteriormente provocar infecção.

– Têm maior risco de infecção urinária:

– Crianças mais pequenas. O risco é maior nos rapazes até 1 ano mas depois passam a ser as raparigas até aos 4 anos.

– Ter tido um cateter na bexiga.

– Alterações da estrutura do aparelho urinário com que a criança nasceu.

– Ter uma bexiga que não funciona bem ou então prisão de ventre.

– Ter tido uma infecção urinária anterior.

Quais são os sintomas?

– Criança mais pequena: febre, vómitos, recusa em comer, irritabilidade.

– Criança mais velha: fazer xixi muitas vezes ou às pinguinhas, ardor a urinar, dor de barriga/costas, febre.

Quando devo recorrer ao médico?

– Sempre que haja esta suspeita a criança deve ser observada e realizar um exame de urina em menos de 24 horas. De notar que em alguns casos poderão também ser necessários exames ao sangue.

– As crianças pequenas não fazem xixi a pedido, pelo que podemos fazer a análise através de algaliação. Assim, é inserido um pequeno tubo da uretra até à bexiga para colher uma amostra de urina. Em alternativa podemos colar um pequeno saco à região genital e aguardar que a criança urine. Se há um resultado alterado com esta colheita por saco, terá de haver confirmação por algaliação.

– Se o teste à urina for sugestivo de infecção urinária é pedida uma urocultura, que é o exame que dá o resultado definitivo. A urocultura permite, portanto, saber qual é a bactéria que provocou a infecção e ajustar o antibiótico que foi prescrito. No entanto, o resultado desta análise demora 48-72 horas.

Tratamento

– O tratamento é feito com antibiótico, quase sempre xarope ou comprimidos. Caso se trate de um bebé pequeno ou a criança vomite o antibiótico pode ser necessário internamento para administração do antibiótico directamente na veia.

Sinais de alerta

Deve voltar ao médico se:

– Não há melhoria dentro de 48-72 horas após ter iniciado o antibiótico.

– Vomita o antibiótico.

– Está cada vez pior: prostrado, irritado, comportamento estranho.

Seguimento

– Se a urocultura confirmar a infecção urinária fale com o seu médico assistente porque por vezes são necessários mais exames, nomeadamente:

Ecografia renal e vesical: para ver se há alterações da estrutura do aparelho urinário.

Cintigrafia renal: para ver se a infecção provocou uma cicatriz no rim. Contudo, deverá ser realizada pelo menos 6 meses após a infecção.

Cistografia: para ver se há refluxo, isto é, se a urina sobe da bexiga para os rins (em vez de apenas descer dos rins para a bexiga, como seria normal).

Os pais são peritos nos seus filhos, pelo que o bom senso é sempre uma boa linha orientadora para os guiar nos dias de doença.

Se precisa de avaliação médica e gostaria de evitar a urgência hospitalar, então contacte-nos (marcações todos os dias de acordo com a disponibilidade da equipa).

Telefone – 244 095 522                 Email: geral@familiaris.pt

2018-10-26T22:38:23+00:00
This website uses cookies and third party services. Ok