Eczema Atópico

Eczema Atópico

O que é?

– O eczema atópico ou dermatite atópica é uma doença de pele que causa comichão, mais frequente em crianças com história de alergias e ligeiramente mais frequente no género feminino.

– De notar que em cerca de 70% dos casos há história de alergias na família.

Quais são os sintomas?

– Pele seca acompanhada por manchas/borbulhas vermelhas e/ou zonas de pele a descamar, com comichão associada. As manchas podem surgir em qualquer zona, mas habitualmente não atingem a zona das axilas, virilhas ou nádegas.

– Em bebés é mais frequente afectar as bochechas e a parte da frente dos braços e pernas. Por outro lado, na criança mais velha é mais comum atingir o pescoço, as pregas do cotovelo e do joelho, a face, os pulsos e os antebraços.

– Pode também estar associada a outras doenças, como a asma ou a rinite alérgica.

Qual é a evolução?

– É uma doença com períodos de agravamento e de melhoria, ao longo de meses a anos. Apenas numa pequena percentagem de casos persiste até à idade adulta.

Como se diagnostica?

– O diagnóstico é habitualmente feito apenas pela observação das manchas típicas e pela história. Contudo, pode ser necessária observação por dermatologia ou exames complementares nos casos duvidosos.

Como se trata?

As medidas gerais são de extrema importância:

– Evitar desencadeantes, como o calor e ambientes secos.

– Os banhos devem ser curtos e mornos usando gel sem sabão, com hidratação imediatamente a seguir.

– A roupa em contacto com a pele deve ser 100% algodão.

– Evitar exposição a químicos ou detergentes/sabão, perfumes, roupa de lâ ou sintéticas, pó, areia ou fumo de tabaco.

– Controlar a comichão com um anti-histamínico (exemplo: Atarax®).

A hidratação é a pedra basilar no tratamento: preferir cremes e bálsamos em vez de loções (mais gordura e menos água), aplicar pelo menos 2 vezes por dia.

Exemplos marcas cremes: Xemose®, Exomega®, Aveeno Dermexa®, Lipikar®, ATL®, Nutratopic proAMP®, Xeracalm®. 

Medicação: quando as medidas gerais não são suficientes, o seu médico pode prescrever um creme com cortisona. Em casos mais graves podem ser necessários outros medicamentos em creme, cortisona oral ou tratamento com luz ultravioleta (fototerapia).

O eczema atópico pode ser prevenido?

Bebés com um dos pais ou irmãos com eczema têm um grande risco de vir a desenvolver dermatite atópica. Assim, nestes bebés devem usar-se cremes hidratantes apropriados para pele atópica desde a primeira semana. Esta medida poderá ser eficaz na prevenção no primeiro ano de vida.

Os pais são peritos nos seus filhos – o bom senso é sempre uma boa linha orientadora para os guiar nos dias de doença.

Se precisa de avaliação médica e gostaria de evitar a urgência hospitalar, contacte-nos (marcações todos os dias de acordo com a disponibilidade da equipa).

Telefone – 244 095 522                  Email: geral@familiaris.pt

2019-03-26T16:15:26+00:00
This website uses cookies and third party services. Ok