Escabiose (Sarna)

Escabiose

O que é?

– A escabiose é uma infestação da pele causada por um ácaro, que ao penetrar na pele deposita ovos e provoca uma reação alérgica. Atinge todos os estratos sociais.

Quais são os sintomas?

– Manchas na pele, por vezes lineares, tipicamente nos pulsos, entre os dedos, nas axilas, na cintura, nas nádegas, na planta e parte lateral dos pés. Poupam o couro cabeludo e a face (à excepção das crianças pequenas).

– Comichão intensa, sobretudo à noite.

Como se transmite?

– A transmissão ocorre por contacto cutâneo directo, como em familiares próximos ou relações sexuais. Pode transmitir-se pela roupa (roupa de cama, toalhas). Contudo, esta via é menos provável porque os ácaros sobrevivem em média apenas 36 horas sem contacto com a pele.

– A sarna dos animais é provocada por um ácaro diferente que pode dar sintomas em humanos. Todavia, estas são auto-limitados e não precisam de tratamento.

Como se diagnostica?

– O diagnóstico é habitualmente feito apenas pela observação das manchas típicas e pela história. Pode, contudo, ser necessária observação por dermatologia nos casos duvidosos.

Como se trata?

– O tratamento mais comum é um medicamento chamado Acarilbial®, mas que apenas pode ser usado a partir dos 30 meses. Quando há doenças de pele, em grávidas ou em crianças mais pequenas o seu médico prescreve tratamentos alternativos.

– A aplicação do medicamento deve ser feita à noite 3 dias seguidos, em toda a pele, evitando a face e os olhos. O banho deve ser tomado no dia seguinte de manhã, mudando todos os dias a roupa da cama e de uso diário.

– A roupa deve ser lavada a 90ºC, bem seca (ou seca na máquina de secar), com o cuidado de passar a ferro do avesso todas as costuras. Caso a roupa não permita esta limpeza deve ser lavada e seca e depois colocada dentro de um saco de plástico fechado durante uma semana. Não esquecer os peluches.

– Os contactos familiares/próximos devem todos fazer o tratamento já que os sintomas demoram várias semanas a surgir.

– Pode aliviar-se a comichão com um anti-histamínico, sendo normal a comichão manter-se várias semanas após o tratamento.

Quando é que o meu filho pode voltar à escola?

– Após o tratamento a criança pode voltar à escola.

Os pais são peritos nos seus filhos – o bom senso é sempre uma boa linha orientadora para os guiar nos dias de doença.

Se precisa de avaliação médica e gostaria de evitar a urgência hospitalar, contacte-nos (marcações todos os dias de acordo com a disponibilidade da equipa).

Telefone – 244 095 522                  Email: geral@familiaris.pt

 

2018-10-28T22:41:59+00:00
This website uses cookies and third party services. Ok